topo

  topo_zeliachueze  
 
 
Biografia
Biography
Biographie
Concertos e Gravações
Concerts and Recordings
Concerts Et Enregistrements
Documentos, Imprensa e Programas
Documents, Presse et Programmes
Documents, Press and Programs
Duo
Mezzopiano
 
Publicações
Publications
Publications
Galeria
Gallery
Galerie
Produção Cultural
Production Culturelle
Cultural Production
Vídeos
Biografia
 
 

Zélia Chueke é pianista e pesquisadora, consagrando sua carreira - concertos, conferências e publicações, ao estudo da música dos séculos XX e XXI. Atuando desde os 8 anos de idade em salas de prestígio em três continentes como recitalista, solista com orquestras e camerista, ela gravou 2 CDs (Brahms/Debussy pela Miami Tape e Brazilian Piano 1972-2007 pela ABM).

Estudou com Homero Magalhães (Rio), Hans Graf (Viena), Grant Johannesen (Nova Iorque) e J.B. Floyd (Miami). Recebeu igualmente conselhos de Werner Genuit (Karlsruhe), Sergiu Celibidache (Cluny) e Leonid Brumberg (Viena). Atuando desde os 8 anos na cena musical brasileira, o ano de 1987 marca seu début em Viena, na Bechstein Saal e em 1989, convidada pelo Institut Français da capital austríaca apresentou no Salon Rouge do Palais Clam Gallas um recital dedicado à Debussy e à música brasileira. Uma série de concertos similaires seguiram-se no Rio de Janeiro patrocinados pelo Consulado Francês e pelo Instituto Brasil Etados-Unidos (IBEU), em Nova Iorque, na série de concertos da New York Public Library (1998) e em Miami no Gusman Concert Hall (1998). Em fevereiro de 1997 fez seu début em Washington D.C., na série de concertos da Embaixada do Brasil continuando a realizar recitais diversos em salas pretigiosas dos EUA.

Para seu projeto Sports et Divertissements, Zélia Chueke reuniu o famoso ciclo de Erik Satie com encomendas feitas a compositores de várias nacionalidades. A estréia mundial do projeto aconteceu em 1997 em Nova Iorque, na Steinway Hall, utilizando o piano numéro 500.000 onde encontram-se gravadas as assinaturas dos maiores pianistas internacionais. No mesmo dia, o projeto foi apresentado no LeFrak Concert Hall, Aaron Copland School of Music, CUNY e em 1998 no Festival Miami. Membro eleito da Pi Kappa Lambda Honor Society, ela assumiu a direção da série Notes Strokes and Movement no Lowe Art Museum e do workshop de Creative Danse da University of Miami. En 1998, 1999 e 2001, apresentou-se no Gusman Concert Hall em Miami e no Donnell Library Auditorium em New York, atuando, por vezes num mesmo concerto como solista, camerista e membro da orquestra. Este modelo foi adotado pela pianista em diversas ocasiões, mais recentemente com a Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro em 2019 na Sala Cecilia Meireles.

Em 9 de maio de 2002, Zélia Chueke foi a solista convidada da Alhambra Orchestra de Miami, para o concerto comemorativo da fundação da União Européia. Em 14 de maio do mesmo ano, interpretou obras de Claude Debussy no Lincoln Theater nas comemorações da Fête de la Musique; convidada pelo Consulado Francês. Em 2009 foi solista convidada da Ars Flores Orchestra no Broward Center em Fort Lauderdale e no Lincoln Theater em Miami, e também como conférencista convidada da NOVA University em South Florida e do Graduate Center da City University of New York (CUNY). Ainda em 2009 após sua participação no Colloque Villa-Lobos na Sorbonne em dezembro, ela interpretou em janeiro de 2010 obras de compositores brasileiros e de Claude Debussy no Bruno Walter Auditorium/Lincoln Center em Nova Iorque, na série de concertos da New York Public Library for Performing Arts.

O Instituto do Piano Brasileiro divulga sua interpretação de música brasileira do século XX sincronizada com partituras (clique para acessar) : (1406) Paulo Costa Lima - Eis aqui (Zélia Chueke, piano) - YouTube ; (1406) Ricardo Tacuchian - Vitrais (Zélia Chueke, piano) - YouTube ; (1406) Paulo Costa Lima - Vés (Zélia Chueke, piano) - YouTube.

Sua inteligência musical sempre me surpreendeu.” Homero Magalhães, pianista, Rio de Janeiro.

" Zelia Chueke possui dotes pianísticos e intelectuais que tornaram um prazer nosso trabalho conjunto. Uma musicista muito interessante." Grant Johannesen, pianista - Nova Iorque

"...tenho certeza de que Frau Marques (Chueke) tem uma bela carreira pela frente, graças à sua forte personalidade e musicalidade sutil." Hans Graf, pianista - Viena.

Tenho ouvido o seu CD com grande prazer. . .a execução é de altíssimo nível, e você deve estar muito satisfeita com ela...parabéns pelo resultado extraordinário." Dr. Arbie Orenstein -Aaron Copland School of Music, autoridade mundial em música francesa, autor de “Ravel, Man and Musician."

"Ouvi a gravação de sua versão das Fantasias op.116 de Brahms, e considero sua execução tecnicamente brilhante e estilisticamente bela." Dr. Michael Griffel, Chefe do departamento de História da Música da Juilliard School, NY.

“….Sonata para piano de Mário Ficarelli (São Paulo, 1935-), ambiciosa e dificil, teve sua primeira audição mundial....pouco repouso, fugato em movimento rápido, idiomas brasileiros ocasionais, um nível incrível de detalhes musicais em cada movimento...um “barroco” ou “rococó” do modernismo...recebeu uma performance de virtuosidade e bravura por Zélia Chueke”. Tom Moore, “Biennial Festival of Brazilian Contemporary Music 2005”, Brazilmax.com, 26/11/06

“[…] Sua carreira de intérprete vem sendo caracterizada por extrema sensibilidade para o repertorio tradicional ao mesmo tempo que domina os desafios de um repertório contemporâneo. Sua inquietude intelectual e a dinâmica de sua vida tanto nos Estados Unidos como na Europa, contemplam o universo cultural desta brasileira. [...]A característica da artista é a correção e a seriedade que sempre demonstrou em todos os projetos que ela desenvolveu, tanto na área artística como na área acadêmica.”

Bacharel em Piano Summa cum Laude pela Universidade federal do Rio de Janeiro, Master of Music in Piano Performance pelo The Mannes College of Music à New York, Doctor of Musical Arts pela University of Miami, recebendo a mais alta dignidade acadêmica nos EUA, Academic Merit, seu diploma foi obtido graças à bolsa integral ofereciada pela universidade, atuando paralelamente como Teaching Assistant. Zélia Chueke ensinou como Adjunct Faculty na New World School of the Arts em convênio com a University of Floride.

Entre 2003 e 2005 realizou um estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université (então Paris-Sorbonne) junto ao Observatoire Musical Français onde passou a atuar como membro permanente entre 2005 et 2013. A partir de 2014, continuou a desenvolver as mesmas atividades como Membre Associé junto ao IReMus (Institut de recherche en musicologie, UMR 8223/CNRS, Sorbonne Université, BnF, MCC), responsável pelo Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes (GRMB) e pelo projeto International Exchanges on Music Theory and Performance (IEMTP), este em parceria com diversas universidades ao nível internacional. Qualificada Maître de conférences (MCF) pelo CNU (Conseil national universitaire), habilitada a dirigir pesquisa de doutorado (HDR) na Sorbonne Université, promove eventos interuniversitários e interdisciplinares entre o Brasil e a França desde 2005. Professora Titular da Universidade Federal do Paraná, líder do Grupo de Estudos e Prática da Música dos séculos XX e XXI (CNPq/UFPR), Zélia Chueke atua desde 2019 como Guest Associate Editor da Frontiers of Psychology/Performance Science.

http://lattes.cnpq.br/2824619583621333/

rodape